Delegação norte-coreana de alto nível assiste ao encerramento dos Jogos Olímpicos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Seul 25 fev (Lusa) - Uma delegação norte-coreana de alto nível, chefiada por um general a quem são imputados alegados crimes de guerra, chegou hoje à Coreia do Sul para assistir à cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

A delegação de oito membros, encabeçada pelo general Kim Yon Chol, cruzou a zona desmilitarizada que divide a península coreana, junto ao posto fronteiriço de Dorasan, indicou hoje o porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

O general é apontado como responsável pelos ataques contra interesses da Coreia do Sul em 2010, mais concretamente o bombardeamento norte-coreano de Yeongpyeong, que fez quatro mortos e o naufrágio da corveta Cheonan, que provocou a morte de 46 militares sul-coreanos.

"Kim Yong Chol é um criminoso de guerra diabólico que atacou o sul. Merece ser enforcado na rua", afirmou em um comunicado o líder da bancada parlamentar do Partido da Liberdade, Kim Sung-tae, principal força da oposição em Seul.

A cerimónia de encerramento Jogos Olímpicos de Inverno também contará com a presença da filha mais velha do presidente americano, Ivanka Trump, que chegou na sexta-feira à Coreia do Sul.

RBF//RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.