PS exige suspensão de processo de exploração de caulino em Cantanhede

| Norte
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 10 jan (Lusa) - O PS exigiu hoje a suspensão do processo que pode levar à exploração de caulino na zona de Cantanhede, argumentando que não está salvaguardada a captação de água ali existente, entre outros fatores ambientais.

O processo de exploração de caulino nos pinhais de Cantanhede encontra-se em consulta pública, abrangendo uma área de mais de 2.300 hectares, onde se inclui a zona de proteção da nascente de Olhos de Fervença, que abastece o concelho.

"O processo não pode avançar sem que a manutenção da qualidade da água esteja acautelada. Não vejo outra maneira que não seja aguardar que tudo seja salvaguardado. Sem isso, não há condições para avançar", disse hoje à agência Lusa Pedro Coimbra, presidente da federação distrital de Coimbra do PS.

A questão da exploração de caulino foi suscitada pela bancada socialista na Assembleia Municipal de Cantanhede, tendo ainda levado a um voto contra no executivo autárquico por parte dos vereadores eleitos pelo PS.

Na declaração de voto, os vereadores exigem a "devida explicação e esclarecimento" sobre o processo "pelos potenciais prejuízos ambientais, na saúde, na segurança e económicos" para as populações.

Destacam, entre outros pontos, a "importância da salvaguarda da qualidade da água" na nascente de Olhos de Fervença, defendem a necessidade de ser elaborado um Estudo de Impacte Ambiental e alegam que faltam no pedido de exploração referências "a outros exemplos e sua evolução noutras regiões do país".

No documento, os autarcas exigem ainda a realização de um estudo geológico "credível" a elaborar pelas universidades de Coimbra ou Aveiro e uma reunião com a empresa para saber qual a duração no tempo e a profundidade da exploração, bem como a assunção de responsabilidades no final da mesma.

Pedro Coimbra mostrou-se "solidário" com a posição dos vereadores do PS, argumentando que o processo que pode levar à exploração de caulino denota "pouco rigor" nos fundamentos apresentados.

No sábado, os deputados do PS Rui Duarte, Mário Ruivo e João Portugal, eleitos pelo círculo de Coimbra, visitam a zona da nascente de Olhos de Fervença, acompanhados de autarcas e outros dirigentes socialistas.

Ouvido pela Lusa, João Portugal admitiu que o processo possa vir a ser suspenso "até serem esclarecidas todas as dúvidas".

Quanto à obrigatoriedade ou não da realização de um Estudo de Impacte Ambiental, frisou que mesmo que a lei não o obrigue, os deputados poderão avançar para um pedido nesse sentido no parlamento.

"Se houver dúvidas, poderemos solicitar a realização de um estudo de impacte ambiental através de um projeto de resolução", frisou.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.