Presidente da República quer "patamar mais ambicioso" nas relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe

Presidente da República quer "patamar mais ambicioso" nas relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta terça-feira que as relações com São Tomé e Príncipe devem "subir para um patamar mais ambicioso" porque se trata de um país com "prioridade estratégica" para Portugal.

"A minha vinda aqui visa traduzir o subir de um patamar mais ambicioso no relacionamento entre as nossas pátrias", disse, justificando que "São Tomé e Príncipe é uma prioridade estratégica para Portugal", tal como "Portugal é uma prioridade estratégica para São Tomé".

Marcelo Rebelo de Sousa falava após um encontro de cerca de meia hora com o seu homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho, no âmbito da visita de Estado de três dias que hoje iniciou ao país africano.

O Presidente português referiu ainda que é preciso agora "estudar e preparar novas fórmulas" para reforçar a cooperação entre os dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no Palácio do povo por Evaristo Carvalho, com honras militares e uma atuação do grupo tradicional Tragédia de Marquês de Mântua de Mine Riboquino.

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".