Pedro Kol vence Moretti por KO e sagra-se campeão europeu de kickboxing

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 fev (Lusa) - O português Pedro Kol sagrou-se esta noite campeão europeu de kickboxing ao vencer o italiano Alessandro Moretti por KO, na arena do Campo Pequeno, em Lisboa, naquele que foi considerado o "combate do ano".

Cerca de meio milhar de pessoas assistiram a uma reedição do combate de 2017, mas desta vez com a vitória de Pedro Kol, que assim conseguiu recuperar o cinturão de campeão europeu (K1), na categoria de -62 kg.

Há um ano, o português, formado nas escolas do Sporting, tinha sido derrotado em Itália por Alessandro Moretti. Uma lesão na tíbia direita impediu-o de combater até ao fim, e o júri decretou uma derrota por KO técnico.

Um ano depois, a história esteve prestes a repetir-se, uma vez que no segundo assalto Pedro Kol sofreu uma pancada na tíbia que o fez sangrar. No entanto, desta vez, o árbitro permitiu que o combate decorresse até ao fim e que Kol provasse que era superior ao italiano.

Depois do equilíbrio inicial, o combate começou a pender para o lado do português a partir do terceiro 'round'.

No quinto e último assalto, Pedro Kol desferiu um golpe com a mão esquerda na face de Moreti, depois de uma rotação, que o lançou ao tapete, vencendo o combate por KO e levando as bancadas da arena do Campo Pequeno ao rubro.

No final do combate, em declarações à agência Lusa, Pedro Kol afirmou tratar-se da vitória "mais saborosa da carreira".

"O apoio do público foi crucial. É verdade que tive a mesma lesão, mas desta vez o árbitro deixou, e bem, que o combate fosse até ao fim. Assim teve outro sabor", sublinhou.

Questionado sobre qual seria o próximo passo, Kol respondeu que será "descansar, recuperar e ir beber um copo com os amigos".

Por seu turno, o treinador de Pedro Kol, Fernando Fernandes, explicou à Lusa que a preparação para este combate durou seis meses e que o segredo do sucesso passou pela "empatia a nível físico e de comunicação entre ele e o seu atleta".

"O Pedro foi-me buscar porque confia no meu trabalho. Foi uma vitória de todos. Estou muito satisfeito", atestou.

FYS // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.