Maioria PSD/CDS-PP chumba comissão de inquérito aos ENVC pedida pelo PCP
Porto Canal / Agências
Lisboa, 10 jan (Lusa) - A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou hoje a proposta do PCP de criação de uma comissão parlamentar de inquérito sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
A proposta de inquérito teve os votos contra de PSD e CDS-PP e "luz verde" de PCP, PS, Bloco de Esquerda e "Os Verdes", com quatro deputados do PS - Isabel Moreira, Marcos Perestrello, Miranda Calha e Ana Catarina Mendes - a absterem-se.
Pela subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos estaleiros até 2031 a nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer, pagará ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, prevendo recrutar 400 trabalhadores.
Entre 20 de dezembro e 09 de janeiro já aderiram ao plano amigável para rescisão dos contratos 120 dos 609 trabalhadores dos ENVC. Por estes acordos, já assinados, os estaleiros pagaram oito milhões de euros, indicou à Lusa fonte da administração.
Empresa pública desde setembro de 1975, os ENVC já construíram em quase 70 anos de atividade mais de 220 navios, de todo o tipo, sendo liquidados durante o ano de 2014.
PPF (PYJ) // PGF
Lusa/Fim