Funcionários do registo de veículos no Porto dizem-se sem condições de trabalho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Funcionários da Conservatória do Registo de Veículos do Porto, na Rua de Camões, participaram hoje numa vigília de protesto contra a falta de condições de trabalho e de atendimento.

“Esta conservatória padece da falta de todas as condições de higiene e segurança no trabalho. A porta de acesso é única, não há saídas de emergência, não há casas de banho para o público e não há uma higienização efetiva porque as empresas contratadas prestam má qualidade de serviço atendendo ao espaço que é e ao número de horas que são contratadas”, afirmou o presidente do Sindicato Trabalhadores dos Registos e do Notariado/Norte, Henrique Guimarães.

É uma situação, que, segundo o dirigente sindical, “já tem vindo a ser relatada desde 2013 ao Instituto de Registos e Notariado (IRN), mas que continua sem solução”.

No total, segundo Henrique Guimarães, trabalham nas instalações da Rua de Camões cerca de 25 trabalhadores, que atendem diariamente “mais de 100 pessoas”.

“A Conservatória do Registo de Veículos do Porto funciona, há mais de 10 anos, numa garagem acanhada, sem luz natural e luz artificial insuficiente, sem tratamento de ar, sem lugar para o arquivo e sem qualquer privacidade, frisou o dirigente do sindicato, detalhando que “os assuntos são tratados em balcões corridos, às vistas e aos ouvidos de todos”.

Henrique Guimarães considerou ainda que “o absurdo atinge o máximo ao ter-se em conta a situação de, a escassos 200 metros, na mesma rua, existir um prédio novo e funcional, arrendado há já pelo menos três anos pelo IRN e que desde então permanece vazio e sem préstimo”.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.