Adere-Minho vai certificar cavaquinhos e violas braguesas "made in" Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 09 jan (Lusa) - A Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) deverá começar em 2015 a certificar cavaquinhos e violas braguesas, dois instrumentos "com raízes" em Braga, informou hoje a diretora-geral daquele organismo.

Segundo Teresa Costa, o processo para a certificação daqueles instrumentos passará, numa fase inicial, por estudos que demorarão cerca de nove meses.

"É um trabalho muito minucioso, que tem de ser muito bem fundamentado", explicou à Lusa.

Segue-se o registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e todos os restantes passos necessários para a formalização da certificação.

A Adere-Minho já certifica cinco produtos artesanais da região, designadamente os lenços de namorados, a olaria de Barcelos, o figurado de Barcelos e os bordados de Guimarães e de Viana do Castelo.

Em termos de lenços de namorados, já foram certificados 4.500, uma marca que Teresa Costa rotula de "muito significativa".

"Os lenços são certificados um a um. Quem os faz trá-los à Adere-Minho e nós examinamo-los criteriosamente, para ver se cumprem os requisitos para terem direito ao selo de qualidade", explicou.

Com sede em Vila Verde, a Adere-Minho foi criada em 1990 com a missão de fomentar o desenvolvimento integrado da região, tendo-se entretanto tornado num organismo certificador.

Teresa Costa sublinhou que o objetivo da certificação é dignificar o que é "genuinamente" da região e salvaguardar e valorizar o trabalho dos artesãos.

"Simultaneamente, evita-se que o consumidor compre gato por lebre", rematou.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.