Câmara de Cinfães incentiva investimento empresarial para combater desemprego

| Norte
Porto Canal / Agências

Cinfães, 09 jan (Lusa) -- A Câmara de Cinfães anunciou hoje que vai incentivar o investimento empresarial no concelho através da isenção do pagamento de taxas e outras despesas municipais, de forma a combater a elevada taxa de desemprego.

A medida, aprovada por unanimidade na última Assembleia Municipal, destina-se a "projetos de empreendimentos de iniciativas empresariais de caráter industrial, comercial, turístico, agrícola e serviços ou outros igualmente de relevante interesse municipal".

O presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco (PS), que foi o autor da proposta, justificou que o objetivo foi incentivar "todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado, que contribua para o fortalecimento da economia local ou para a diversificação do tecido empresarial".

O autarca sublinhou também "a premência da criação de novos postos de trabalho, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia".

"O município regista uma crescente e elevada taxa de desemprego, fruto da crise económica que o nosso país atravessa e da existência, no município, de um pequeno tecido empresarial e fragilizado", lamentou.

No seu entender, "é notória a insustentabilidade financeira que muitas famílias deste concelho atravessam, levando muitas delas a emigrar, como único recurso".

Foi por estar convencido de que "o intento das autarquias locais é a melhoria das condições de vida e o suprimento das carências das respetivas populações locais, com um enfoque muito singular para os estratos populacionais mais carenciados e ou mais dependentes", que o autarca eleito em setembro do ano passado decidiu avançar com esta proposta.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.