Professor norte-americano detido em escola francesa na China por abuso sexual

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 07 jun (Lusa) - Um professor norte-americano de uma escola francesa em Xangai foi detido sob suspeita de ter abusado sexualmente de crianças, revelou hoje a polícia chinesa, confirmando as informações de fontes da instituição de ensino e encarregados de educação.

"A 13 de maio, [o homem] foi detido pela polícia em conformidade com a lei" por ter alegadamente molestado crianças, indicou o gabinete da polícia de segurança pública na noite de quinta-feira, através da plataforma Sina Weibo, a versão chinesa do Twitter.

Na véspera, uma estudante reportou repetidos abusos, disse a polícia, ao acrescentar que "o caso ainda está sob investigação".

Sete famílias apresentaram formalmente acusações contra o professor, alegando abusos sexuais e violações de alunos de ambos os sexos, indicaram vários pais à agência AFP.

A detenção surgiu cinco meses depois de um antigo docente do Lycée Français de Xangai, também norte-americano, ter sido extraditado para os Estados Unidos na sequência de acusações idênticas.

De 2005 até ao ano passado, o professor trabalhava alternadamente em escolas francesas e alemãs, as quais partilham um 'campus'.

O docente deixou a escola francesa em 2011, com o administrador do estabelecimento de ensino a indicar que as alegadas ações cometidas ocorreram durante aulas privadas na sua casa, quando ele já não fazia parte dos quadros.

DM // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.