Miguel Oliveira e Inês Henriques eleitos atletas do ano pela Confederação do Desporto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estoril, Lisboa, 17 jan (Lusa) - O motociclista Miguel Oliveira e a atleta Inês Henriques receberam hoje os prémios de atleta masculino e feminino de 2017, que foram atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal, durante a 22.ª edição da Gala do Desporto.

Miguel Oliveira, de 23 anos, que corre pela equipa KTM, terminou a temporada de Moto2 no terceiro lugar, tendo somado três vitórias nas últimas três provas do campeonato do ano passado, na Austrália, Malásia e Valência.

O motociclista foi consagrado na cerimónia que decorreu no Casino Estoril, tendo batido a concorrência do surfista Frederico Morais, o atleta e medalhado olímpico Nélson Évora, o canoísta Fernando Pimenta e o futsalista Ricardinho.

Já o prémio 'Atleta Feminina do Ano' foi entregue a Inês Henriques, de 37 anos, campeã do mundo e recordista dos 50 quilómetros marcha em 2017. Joana Schenker (bodyboard), Teresa Portela (canoagem), Cláudia Neto (futebol) e Cláudia Santos (desporto para com deficiência-atletismo) eram as restantes nomeadas na categoria.

O treinador Hélio Lucas, bicampeão da Europa em K1 1.000 metros, campeão do mundo em K1 5.000 metros e vice-campeão do mundo em K1 1.000 metros, foi consagrado com o prémio 'Treinador do Ano', numa categoria em que concorria com Hugo Canela (treinador de andebol do Sporting), Jorge Miguel (atletismo), Lino Barruncho (triatlo) e a equipa técnica nacional de surf.

O prémio 'Jovem Promessa' foi atribuído ao futebolista do Sporting Bruno Fernandes, que recebeu mais votos do que o canoísta Sérgio Maciel, a ciclista Maria Martins, o triatleta Vasco Vilaça e a atleta Evelise Veiga.

Quanto ao galardão de 'Equipa do Ano' foi entregue à equipa de triatlo do Benfica, que conquistou o Europeu de clubes e o campeonato nacional jovem de clubes, em 2017.

A formação 'encarnada' superou a equipa de atletismo do Sporting, a seleção nacional A feminina de futebol - que participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato europeu -, a seleção nacional de hóquei em patins de sub-20 e a seleção nacional de seniores masculinos de ténis de mesa.

Por outro lado, o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, foi um dos vários galardoados com o prémio 'Personalidade do Ano'.

MYO/AYCO // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter entrado de outra forma"

O FC Porto regressou ao trilho das vitórias na Liga ao vencer o Desportivo de Chaves, por 3-0, na 32.ª jornada da prova. No rescaldo do encontro decidido por Francisco Conceição, Evanilson e Mehdi Taremi, Sérgio Conceição sublinhou a necessidade de mostrar “grande ambição, empenho e determinação” para complementar a “estratégia e organização” de um grupo de “profissionais” com “mais qualidade individual do que o adversário”. “Temos que aproveitar mais isso, independentemente de já não termos possibilidades no campeonato. Há sempre o representar um clube como o FC Porto e a paixão pelo futebol”, explicou o técnico portista.