Dormidas no Porto e Norte aumentam 10,5% em novembro

Dormidas no Porto e Norte aumentam 10,5% em novembro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de dormidas no Porto e Norte de Portugal aumentou 10,5% em novembro de 2017 face ao período homólogo de 2016, correspondendo a 468,7 mil dormidas, divulgou esta quarta-feira o Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).

“Conseguimos [TPNP], em novembro de 2017, crescer nas dormidas 10,5% face ao período homólogo, correspondendo a 468,7 mil dormidas e no conjunto dos 11 primeiros meses cresceu 7,4%, valor superior à média nacional”, avançou hoje à Lusa a Turismo do Porto e Norte de Portugal, realçando um crescimento num mês considerado de “época baixa”.

A TPNP refere que, com a “estratégia” que tem vindo a assumir, as expectativas para 2018 são “bastante altas” e estima que se mantenha “a curva ascendente”, fechando o ano acima das “7,5 milhões de dormidas”, uma previsão que aquela entidade turística tinha apenas para 2020.

O mercado espanhol é o principal mercado emissor externo – com proveitos totais na ordem dos 3,6 milhões de euros -, e a sua estada média é de “duas a três noites”, sendo que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro representa 26,5% do tráfego aéreo em Portugal, provindo de Espanha.

Até agosto de 2017, desembarcaram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro 850.797 passageiros, um crescimento de 20% em relação a 2016, representando Espanha 12% da quota total da infraestrutura.

No topo da lista das principais motivações para visitar a região Norte de Portugal está em primeiro lugar o “lazer e férias” com 40,9%, seguido das “visitas de amigos e familiares” (26,4%) e em terceiro lugar os “negócios” (24,1%).

Motivos pessoas (6,5%), estudos (1,6%) e tratamento de saúde (0,5%) são as outras três principais motivações do ‘ranking’ de motivações apresentado pela TPNP.

Os produtos turísticos mais pretendidos na região Norte são em primeiro lugar os “city e short breaks” (28%), logo seguido do binómio sol/mar (23%), depois o “touring” (11%) e por fim a “natureza” (10%) e a gastronomia e vinhos (9%).

Eventos culturais, concertos, festivais representam 6%, enquanto a peregrinação e religião 2%, tal como os eventos desportivos representam (2%).

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.