Samuel Barata campeão nacional de estrada, Inês Monteiro vence no feminino

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 13 jan (Lusa) -- O atleta do Benfica Samuel Barata venceu hoje o campeonato nacional de estrada, conquistando o primeiro título da carreira, com Inês Monteiro (Sporting) a conquistar o quinto da carreira, 13 anos depois do último.

O fundista dos 'encarnados' cumpriu os 10 quilómetros da prova em 29.36 minutos, sete segundos a menos do que Rui Pedro Silva (Sporting), segundo classificado, com Rui Pinto (Benfica) a fechar o pódio com um tempo de 29.48.

Barata, que em 2017 tinha sido terceiro classificado, já havia conquistado a São Silvestre de Lisboa em 30 de dezembro, na sua primeira participação na corrida.

Na prova feminina, Inês Monteiro igualou o recorde de Ana Dulce Félix, com cinco títulos, ao terminar os 10 quilómetros de prova em 33.37 minutos, único registo abaixo dos 34.

Monteiro conquistou quatro títulos consecutivos, entre 2002 e 2005, e voltou hoje a vencer um título nacional, 13 anos depois.

A colega de equipa Sara Moreira foi segunda classificada, ao terminar com 34.07 minutos, e Cátia Santos (GD Estreito), com um tempo de 34.32, fechou o pódio.

No âmbito coletivo, o Sporting fez a 'dobradinha', ao vencer no setor masculino, na qual pôs fim ao domínio do Benfica, que tinha vencido as últimas cinco edições, e também no feminino, somando o segundo título consecutivo.

O campeonato nacional de estrada (10 km) disputou-se hoje num percurso em Oeiras, com início e final no Estádio Nacional.

SIYF // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas tomará posse como presidente do FC Porto ao meio-dia de 7 de maio, terça-feira, depois de no passado sábado a lista que encabeçava ter sido a mais votada naquelas que foram as eleições mais participadas da história do clube.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.

"Com a ajuda dos adeptos, somos imparáveis". Azuis e brancas vibram com tetracampeonato

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos, na noite desta quarta-feira, depois de o FC Porto vencer o quinto jogo do playoff da final, frente ao PV Colégio Efanor por 3-0, conquistando assim o quarto título consecutivo de voleibol.