Mais de 5.000 candidatos admitidos para 80 vagas na Inspeção do Trabalho

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (lusa) - A Autoridade para as condições do Trabalho (ACT) divulgou hoje a lista superior a 5.000 candidatos admitidos no concurso para 80 vagas de inspetores de trabalho, além de outros dois mil que ficaram excluídos.

Ao todo, candidataram-se àquelas 80 vagas, mais de 7.500 pessoas, tendo sido excluídas quase 2.400 por não possuírem nacionalidade portuguesa, habilitação legal e válida para conduzir veículos ligeiros, licenciatura na área da referência à qual se candidata, não ter apresentado documento comprovativo da licenciatura ou habilitação para conduzir veículos ligeiros e ainda por candidatura fora de prazo.

Dos 5.372 candidatos admitidos, a maior fatia (2.135) são da área de direito, economia (1.375) e engenharia (1.093), mas também se candidataram pessoas com habilitações nas áreas de metalurgia e metalomecânica, construção e engenharia civil, eletricidade e eletrotónica, gestão, contabilidade e fiscalidade, produção agrícola e animal, química e indústrias extrativas.

Este concurso foi lançado há um ano, em dezembro de 2016, para preencher 80 vagas em vários pontos do país e diferentes áreas de especialidade, sendo Direito e Engenharia civil as duas áreas com maior número de vagas.

Estes 80 inspetores, que se candidataram em dezembro do ano passado, vão juntar-se ao lote de 42 inspetores, contratados por concurso há cerca de dois anos ano e meio.

Nesse último mês do ano passado, a ACT fiscalizou mais de 1.100 empresas espalhadas pelo país, tendo detetado quase 1.000 situações irregulares, sobretudo ao nível dos horários de trabalho e registo do tempo de trabalho.

Estas ações inspetivas envolveram 196 inspetores que visitaram mais de 1.100 locais de trabalho espalhados por todo o país e abrangeram mais de 11 mil trabalhadores.

VP (ICO) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".