44 centros de saúde do Norte com alargamento de horário devido às temperaturas adversas

44 centros de saúde do Norte com alargamento de horário devido às temperaturas adversas
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou hoje o "alargamento de horários" em 44 centros de saúde para adequar os serviços "às temperaturas adversas dos próximos dias", indicando prever-se a abertura de 364 camas nos hospitais.

Esta é já a terceira vez que a ARS-N reforça os serviços dos centros de saúde da região desde 26 de dezembro, dia de tolerância de ponto, e até agora foram feitas diariamente, no "horário alargado", cerca de 1.600 consultas extra de Medicina Geral e Familiar, ao passo que a média diária geral dos atendimentos "tem oscilado entre os 6.000 e os 7.500 episódios por dia", revela a ARS-N em comunicado.

"No que diz respeito a camas suplementares nos hospitais, estando prevista a abertura de 364 para todos as unidades da região, até à presente data apenas tivemos necessidade de abrir 277", acrescenta a ARS-N.

Este novo "plano de resposta da ARS-N aos cuidados de saúde" surge na sequência de medidas já tomadas a 29 de dezembro, com o reforço de horários em 39 unidades de saúde e pretende responder ao "aumento de procura" e como forma de "adequação dos diferentes serviços face às temperaturas adversas já verificadas e previsíveis para os próximos dias", explica a ARS-N.

Fonte da ARS-N explicou à Lusa que o plano se manterá até que se justifique.

Quanto aos atendimentos nos centros de saúde da região, a ARS-N clarifica que, "até esta data, em horário alargado, foram efetuadas, diariamente, mais cerca de 1.600 consultas de Medicina Geral e Familiar".

De acordo com a ARS-N, "comparativamente com período homólogo do ano anterior", tais dados não representam um "aumento significativo".

Segundo a ARS-N, está em causa um crescimento de "cerca de 1%", algo "ainda muito aquém da capacidade de resposta por esta ARS prevista".

"A procura dos serviços de urgência hospitalar segue a mesma tendência dos centros de saúde, sendo que, nesta data, e pese embora o alargamento e adequação das equipas, a média diária tem oscilado entre os 6.000 e 7.500 episódios por dia, aproximadamente", acrescenta aquela entidade.

Quanto a "camas suplementares nos hospitais", está "prevista a abertura de 364 para todas as unidades da região", mas até ao momento apenas houve "necessidade de abrir 277", indica ainda a ARS-N.

Quanto ao alargamento dos horários dos centros de saúde, estão em causa 44 unidades em várias zonas do Norte.

No caso do Porto, por exemplo, o Atendimento Complementar do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto Ocidental está a funcionar entre as 09:00 e as 20:45, mas também entre as 20:00 e as 22:45 "durante a semana".

Quanto ao ACES Porto Oriental, que até agora estava a funcionar entre as 09:00 e as 18:00, passa a encerrar às 21:00. Durante a semana, à noite, abre entre as 20:00 e as 24:00.

O Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) do ACES de Gaia funciona, de acordo com a listagem disponibilizada hoje pela ARS-N, entre as 09:00 e as 21:00, mantendo o horário entre 20:00 e as 24:00 durante a semana.

Também nos SASU de Espinho e dos Carvalhos haverá atendimento até às 20:00, passando para as 24:00 durante a semana.

Na Maia, o SASU funciona entre as 09:00 e as 24:00. Em Ermesinde, o horário é 09:00 -- 23:00, prolongando-se até às 24:00 nos dias de semana.

Na zona do Marão/Douro Norte, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Peso da Régua estará aberto entre as 08:00 e as 22:00 e até às 24:00 à semana.

Todos os centros de saúde do Norte tiveram a 26 de dezembro, dia de tolerância de ponto, um "reforço das equipas e de resposta", especialmente nas "consultas não programadas" (urgências), revelou a ARS-N a 22 de dezembro.

No mesmo dia, a ARS-N informou que "nos dias 24 e 25 [domingo e segunda], os Centros de Saúde iam estar abertos como habitualmente", com vista a evitar deslocações aos hospitais.

ACG //LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.