Campanha de estacionamento gratuito na cidade de Viana prolongada até Março

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 jan (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje o prolongamento até março da campanha que disponibiliza gratuitamente quase 2.000 lugares de aparcamento, após negociação com os concessionários dos parques de estacionamento automóvel do centro da cidade.

Em comunicado, a autarquia socialista recorda que a campanha, iniciada em maio de 2013, visa "dinamizar o comércio tradicional". Pelo "sucesso alcançado" e com o mesmo objetivo, foi alargada em setembro de 2013 e agora em janeiro.

Assim, estarão disponíveis até março 1.810 lugares, distribuídos por cinco parques de estacionamento da cidade, quatro dos quais subterrâneos.

A campanha continua a ser válida aos sábados e domingos durante todo o dia e de segunda a sexta-feira entre as 20:00 e as 02:00.

A iniciativa arrancou a 01 de maio e a sua vigência até 31 de dezembro custou à Câmara mais de 115 mil euros, numa ação concertada com a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo.

Fora deste novo acordo, ao contrário do que aconteceu até agora, está o maior parque subterrâneo da cidade, com 1.080 lugares de estacionamento, mas que desde 20 de dezembro que está encerrado.

O concessionário do parque do Campo d'Agonia - Painhas Parques, responsável por mais dois parques incluídos nesta campanha - alega "incumprimento" contratual por parte da VianaPolis.

Esta sociedade, detida em 40% pela Câmara de Viana do Castelo, construiu em 2008 aquela infraestrutura por 12 milhões, mas o equipamento, de dois pisos subterrâneos, está hoje afetado por várias infiltrações de água, o que levou o concessionário a decidir encerrá-lo.

"O contencioso está a seguir a sua tramitação, vamos aguardar o desfecho desse processo. Não concordamos [com a decisão do concessionário] e a sociedade VianaPolis está a recorrer a todos os mecanismos legais para que esse processo possa ter o melhor desenvolvimento, ou seja, a reabertura do parque", disse, entretanto, à Lusa, o presidente da Câmara, José Maria Costa.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Castelo Branco vai passar ter o sistema de videovigilância

A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou, esta segunda-feira, um protocolo para instalação de sistema de videovigilância na cidade de Castelo Branco. O objetivo é aumentar o sentimento de segurança na cidade, prevenir a criminalidade e identificar alguns suspeitos de crimes.

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.