Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros

Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros
| Norte
Porto Canal

Os prejuízos provocados pelo tornado da madrugada de sábado, em Paredes, ascendem a 5,5 milhões de euros, adiantou hoje à Lusa fonte da proteção civil municipal.

Os dados são ainda preliminares e resultam do levantamento que os serviços da autarquia de Paredes e da proteção civil estão a realizar no terreno.

O presidente da câmara, Celso Ferreira, reuniu-se esta manhã com os vereadores da sua equipa para preparar a reunião do executivo de hoje à tarde, na qual se prevê que possam ser aprovadas as primeiras medidas de apoio às cerca de 60 pessoas desalojadas. Os presidentes de junta vão assistir aos trabalhos.

Segundo a fonte, continuam a chegar aos serviços da autarquia dados atualizados sobre os prejuízos em habitações e instalações de cinco empresas.

"Os telefones não param de tocar", contou.

Nas próximas horas, deverá estar concluído o dossiê que sustentará o pedido da câmara ao Governo para que seja declarada a situação de calamidade pública.

O tornado foi sentido pouco depois das 03:00 de sábado e danificou uma centena de edifícios nas freguesias de Lordelo, Vilela, Duas Igrejas e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros.

Os danos também foram observados no cemitério e igreja matriz da localidade de Duas Igrejas e na cobertura do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela.

Vários automóveis também foram afetados pela intempérie.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.