Henrique Calisto e Quim exultam qualidades de um homem que não teve inimigos

| Desporto
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 05 jan (Lusa) - O treinador de futebol do Paços de Ferreira e o antigo guarda-redes do Benfica Quim, atualmente no Desportivo das Aves, lamentaram hoje a morte do "King" e defenderam que "celebrar Eusébio é celebrar o futebol".

No final do jogo entre as duas equipas, para a Taça de Portugal, que o Aves venceu por 2-1, o treinador do Paços de Ferreira, Henrique Calisto, destacou "uma figura ímpar do futebol mundial", afirmando ter tido o "privilégio de apreciar Eusébio" e de com ele conviver alguns momentos.

O técnico aproveitou para "endereçar condolências à família, ao Benfica e aos benfiquistas, e a todos aqueles que gostavam dele", lembrando que "foram quase todos".

"Era uma excelente pessoa e um bom amigo. Penso que não tem inimigos, teve adversários, mas nunca inimigos e essa é uma imagem e um exemplo que ficam. Celebrar Eusébio é celebrar o futebol", acrescentou Henrique Calisto.

As palavras de consternação do treinador do Paços de Ferreira tiveram continuidade em Quim, antigo guarda-redes do Benfica, atualmente no Desportivo das Aves, que assumiu ter sido apanhado de surpresa pela notícia da morte de Eusébio.

"Vivi bons momentos com Eusébio no Benfica e fiquei muito triste pela notícia", disse Quim, recordando os seis anos em que representou os "encarnados", entre 2004 e 2010.

O "veterano" guarda-redes, de 38 anos, não tem dúvidas em afirmar que "Eusébio será sempre o 'king'" e que "o 'king' será sempre eterno".

"Era uma pessoa fantástica, que deixará saudades", concluiu.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

CYA // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.