Quatro mortos registados na operação 'Natal Tranquilo' da GNR

Quatro mortos registados na operação 'Natal Tranquilo' da GNR
| País
Porto Canal com Lusa

Quatro pessoas morreram entre sexta-feira e sábado em 451 acidentes nas estradas fiscalizadas pela GNR, segundo os dados provisórios da operação 'Natal Tranquilo' da força de segurança.

Segundo os números divulgados no site da corporação, morreu uma pessoa no distrito do Porto no primeiro dia da operação, que termina na terça-feira, enquanto no sábado houve três mortos.

Os acidentes fatais de sábado ocorreram nos distritos de Aveiro, Porto e Setúbal, num dia em que se somaram 222 acidentes.

Na sexta-feira foram ainda assinalados um ferido grave e 60 ligeiros, enquanto no sábado o número de feridos graves foi de seis e de ligeiros de 56.

A operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) arrancou na sexta-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano.

Mais de 6.500 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais estão destacados para a operação, que estará na estrada até terça-feira e que, segundo a GNR, visa prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, para lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

Os militares da GNR vão estar particularmente atentos às infrações relacionadas com a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e incorreta ou não utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR adverte ainda que estará atenta aos comportamentos de risco dos condutores que motivam uma condução distraída, designadamente a utilização indevida do telemóvel e outros equipamentos, incorreto acondicionamento da carga, a não circulação na via mais à direita e o incumprimento da distância de segurança entre veículos.

+ notícias: País

É oficial. Novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete e já tem nome

O Governo aprovou esta terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Novo aeroporto de Lisboa. Sócrates aponta que Governo fez em 30 dias o que o anterior não fez em oito anos

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou esta terça-feira que o atual Governo PSD/CDS-PP fez em 30 dias o que o anterior não fez em oito anos ao retomar a decisão de construir o novo aeroporto em Alcochete.

Governo arranca negociações com ANA para encurtar prazos do contrato do novo aeroporto de Lisboa

O Governo disse esta terça-feira que vai começar já a negociar com a ANA Aeroportos para abreviar os prazos para o desenvolvimento do novo aeroporto em Alcochete, previstos no contrato de concessão.