Exportações de café da Colômbia subiram mais de um terço em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Bogotá, 04 jan (Lusa) -- A produção de café na Colômbia aumentou 41% em 2013, ano em que as exportações sofreram um crescimento superior a um terço (35%) relativamente a 2012, informou, esta sexta-feira, a Federação Nacional do setor.

Segundo um relatório da Federação Nacional de produtores de café, ao longo de 2013, foram produzidos 10,8 milhões de sacos de 60 quilogramas, contra 7,7 milhões contabilizados em 2012, o que traduz uma subida de 41%.

O aumento da produção de café esteve em 'sintonia' com as exportações totais, com a venda ao exterior de 9,6 milhões de sacos de café, reflexo de uma subida de 35% face a 2012.

"A recuperação da produtividade é, sem dúvida, o mais importante, pois contribui para 'resgatar' a competitividade", assinalou o gerente geral da FNC, Luis Genaro Muñoz, em declarações citadas pela agência noticiosa Efe

A federação espera que a produtividade média continue a aumentar em 2014, "o que ajudará a compensar parcialmente o panorama incerto dos preços internacionais".

"A Colômbia recuperou os seus níveis históricos de produtividade, bem como o terceiro lugar entre os países produtores de café no mundo, depois do Brasil e Vietname", assinalou a FNC.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.