Câmara da Guarda faz recomendações para minimizar efeitos de eventual nevão

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 03 jan (Lusa) - O Serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda emitiu hoje um comunicado com conselhos que procuram minimizar os "impactos negativos" da eventual queda de neve prevista para o fim de semana.

Face à "elevada probabilidade de queda de neve" e no sentido de possibilitar os trabalhos de limpeza, em caso de necessidade, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda aos condutores que evitem circular de automóvel "enquanto as vias não estiverem desimpedidas", fazendo-o apenas se for "realmente necessário".

"Circule de preferência em viatura com tração integral (4x4). Caso circule de automóvel em zonas com neve, coloque correntes na sua viatura e respeite a sinalização implantada", é também apelado.

Aos condutores que circulem na Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG) é pedido que mantenham "sempre livre a faixa da esquerda" e, caso não consigam progredir, encostem a viatura na berma da direita.

Caso as pessoas pretendam sair ou entrar na cidade, são aconselhadas e recorrer às autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) ou A23 (Guarda/Torres Novas), evitando as estradas nacionais 16 (Guarda/Celorico da Beira) e 18 (Guarda/Covilhã), enquanto os trabalhos de limpeza não estiverem concluídos.

Dentro da cidade, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a utilização da VICEG e do corredor de circulação que abrange as avenidas Dr. Francisco Sá Carneiro, Monsenhor Mendes do Carmo, Cidade de Safed, Cidade de Bejar, Cidade de Watterbury e Cidade de Salamanca, e a rua António Sergio.

"A colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos negativos dos episódios de queda de neve", lê-se na nota.

Com a previsão de neve e tendo por objetivo cativar fluxos turísticos de excelência e afirmar a Guarda como "Cidade Neve", a autarquia também sugere "uma visita a todo o concelho", durante o fim de semana.

Refere que o dia de hoje é "o ideal para uma deslocação em viagem até à cidade mais alta", permanecendo os visitantes até domingo, desfrutando da beleza que o património edificado e paisagístico coberto pelo manto branco pode oferecer", regressando a casa, em segurança, "ao final da tarde de domingo".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos meteorológicos para o fim de semana devido à agitação do mar, rajadas de vento até 100 km/h e precipitação, que será de neve nas terras altas.

As zonas de Guarda e de Bragança estão sob aviso amarelo, entre as 00:00 e as 13:00 de sábado, devido à queda de neve em cotas acima dos 800 metros.

ASR (HB) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.