Frente Atlântica do Porto é uma manobra de propaganda - PCP/Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jan (Lusa) -- O PCP/Porto manifestou-se hoje contra a Frente Atlântica, composta pelos presidentes das câmaras do Porto, Matosinhos e Gaia, considerando que é "uma manobra de propaganda" e que ajuda a "cimentar" a política do Governo de destruição do país.

À agência Lusa, o responsável da Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP, Jaime Toga, começou por explicar que "faz falta e é necessária a cooperação intermunicipal" e que o partido defende que ela exista.

"Uma coisa é a cooperação intermunicipal, outra coisa é aquilo que foi apresentado pelo chamado grupo da Frente Atlântica do Porto que mais não é do que um espaço de promoção e protagonismo dos três presidentes de câmara", criticou.

A 12 de dezembro, os presidentes das câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos assinaram a carta de Compromisso dos Municípios da Frente Atlântica, um documento que pretende afirmar-se como "uma ferramenta transmunicipal para implementar uma estratégia de políticas territoriais, em áreas fundamentais".

Jaime Toga afirmou que "este compromisso dos municípios da Frente Atlântica do Porto é uma manobra de propaganda".

"O que esta frente está a servir é para criar uma cortina sob as responsabilidades políticas quer do Governo e dos partidos que sustentam o Governo, quer depois dos autarcas que aqui se afirmam os grandes defensores do Norte mas depois, na prática, estão a validar as políticas que são seguidas", alertou.

O membro da comissão política do Comité Central do PCP acusa os três autarcas de deixarem de fora questões essenciais, acusando-os de atestar, confirmar e ajudar "a cimentar esta política do Governo que tem vindo a destruir o país".

Sobre a possibilidade da formalização de uma associação de município, Jaime Toga considera que "é uma forma de desvalorização do papel da área metropolitana do Porto, que contribui para acentuar o ataque que o governo já desferiu às próprias áreas metropolitanas".

"É um compromisso assinado entre os três presidentes de câmara e que não foi sequer sujeito a qualquer consideração ou discussão dos executivos e assembleias municipais", criticou ainda.

O comunista referiu ainda que os três autarcas -- a quem chamou de "alegados defensores do Norte" - não se pronunciaram sobre dois temas prioritários: a extinção de freguesias e regionalização.

"Há uma linha de propaganda que contribui para os objetivos do Governo que são contrários aos interesses da região", concluiu.

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.