Raríssimas: Técnicos da segurança social ajudam funcionários a prestar cuidados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 dez (Lusa) -- Técnicos do Instituto de Segurança Social estão na Raríssimas para que as crianças e jovens apoiadas pela instituição possam continuar a receber cuidados "com a maior tranquilidade possível", disse hoje o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"Uma equipa técnica do Instituto de Segurança Social está desde hoje nos equipamentos da Raríssimas para assegurar aquilo que é mais importante que é os jovens e crianças apoiadas poderem continuar a ter uma resposta eficaz e de qualidade com a maior tranquilidade possível", afirmou Vieira da Silva à saída da conferência "Pilar Europeu dos Direitos Sociais", em Lisboa.

O ministro reiterou a sua "absoluta tranquilidade" sobre o envolvimento no caso da alegada gestão danosa por parte da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.

"Estou absolutamente tranquilo com o meu comportamento e com o do meu ministério e aguardo a ida à Assembleia da República para prestar todos os esclarecimentos", disse Vieira da Silva, que na segunda-feira irá ser ouvido sobre na comissão de Trabalho e Segurança Social, após um requerimento do PS para que fosse prestar esclarecimentos sobre o caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação que recebe apoios dos Estado.

O governante disse ainda esperar que rapidamente a equipa de inspetores, que na quarta-feira iniciou os trabalhos na Raríssimas, possa concretizar a inspeção e que defina o calendário para a apresentação dos resultados inspetivos.

Na segunda-feira, o ministro anunciou a realização de uma ação de inspeção à Raríssimas, depois de uma reportagem da TVI sobre a gestão de Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado dinheiro da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras para diversos gastos pessoais.

CC/FC // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.