"Fachadismo" pode prejudicar Porto Património Mundial - vice-presidente do ICOMOS

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 nov (Lusa) - O Porto Património Mundial incorre em perigo caso se repitam operações como a verificada no Palácio das Cardosas advertiu hoje o vice-presidente do Conselho Nacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), José Aguiar.

Em declarações à agência Lusa à margem do Fórum do Porto dedicado aos temas do Património, Cidade e Arquitetura, o especialista mostrou-se crítico de algumas opções que subtraem história em nome de um investimento imobiliário.

Assumindo-se contra o "fachadismo", José Aguiar criticou "as operações em que são salvas as fachadas" enquanto toda a "história interior, história construtiva, história espacial e história dos homens que pisaram estas pedras é apagada por intervenções supercontemporâneas onde existe uma espécie de contradição: são edifícios antigos que já não têm o seu corpo e onde agora surge um corpo novo que não tem direito a uma face contemporânea".

Questionado sobre se sistematização desta prática faz o Porto incorrer num caminho perigoso, respondeu: "se o Porto continuar a repetir operações como a verificada no Palácio das Cardosas, vai ser muito complicado".

"Se nós classificámos a arquitetura da cidade do Porto como aquilo que merece um olhar mundial, se estivermos a destruir o interior destes espaços de maneira sistemática como regra, acho que há uma contradição interna que mais dia, menos dia tem que ser apontada e planificada e que afeta a conservação deste património e o seu valor", concluiu.

Apesar das críticas de descaracterização do centro histórico e da gentrificação, o especialista considera que o Porto "obviamente continua hoje a merecer o título de Património Mundial".

"Há algo de extraordinário que fez com que continue inscrito no Património Mundial", sublinhou o responsável do ICOMOS, que fez uma palestra sobre o "Património urbano em Portugal e a lista do património mundial: dos (velhos) problemas aos (novos?) imperativos".

Enfatizando que "os valores absolutos que aqui estão justificam essa classificação", alertou que "nem tudo é um mar de rosas e existem alguns aspetos que levantam algumas dúvidas", frisando que a lista do Património Mundial "é muito clara" nas suas definições.

"Ela diz que o que está classificado é a arquitetura da cidade do Porto e esta não é feita apenas de ruas e de fachadas, mas por cada uma das unidades edificadas, por cada um dos edifícios que estão aqui no Porto e que contam uma história de gerações e gerações de uma cidade muito peculiar", recordou.

A Lusa tentou obter uma reação da Câmara do Porto mas até ao momento tal não foi possível.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.