Medidas de reconstrução, prevenção e combate aos fogos com impacto de 230ME no défice - Centeno

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (Lusa) - As medidas de reconstrução, indemnização, combate e prevenção aos incêndios vão valer 650 milhões de euros em 2018, dos quais 230 milhões de euros têm impacto no défice no próximo ano, disse hoje o ministro das Finanças.

No último dia para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), Mário Centeno descreveu que esses 650 milhões de euros incluem verbas para a reconstrução de habitações e atividade económica, apoio e ações de prevenção, estrutura de combate e de prevenção dos fogos.

Este montante será financiado por verbas do OE2018, que terão impacto no défice, por fundos comunitários "com impacto menor no défice", e linhas de crédito, que "mobilizam recursos reembolsáveis com impacto no défice mas de menor dimensão".

Segundo o ministro, o impacto no défice de todas estas medidas é de 230 milhões de euros.

O ministro respondia a questões colocadas pelo Bloco de Esquerda e do CDS-PP: a deputada bloquista Mariana Mortágua pediu esclarecimentos sobre o total de investimento para combate e prevenção de incêndios e as fontes de financiamento, enquanto a deputada centrista Cecília Meireles também quis clarificar que montantes é que estão previstos.

SP/ND// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.