Técnico Superior da ARS-Norte acusado de corrupção conhece hoje a sentença

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 nov (Lusa) -- O Tribunal de São João Novo, no Porto, agendou para hoje a leitura da sentença no caso de um técnico superior da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte acusado de corrupção agravada em adjudicação de obras.

O arguido está acusado de, entre 2006 e 2015, acordar com um conjunto de construtores que, em troca da adjudicação de determinada obra, estes teriam de lhe pagar 10% da fatura da empreitada, antes de impostos, tendo recebido mais de 460 mil euros.

Obrigado à permanência na habitação com vigilância eletrónica e suspenso de funções, o arguido terá, segundo a acusação, forjado a realização de obras ou melhoramentos em centros de saúde da região Norte que nunca se realizaram.

A acusação nota ainda que foram "múltiplas" as situações em que o arguido fez constar dos documentos que submetia para apreciação superior a aplicação de materiais ou equipamentos que não foram utilizados ou foram por valores substancialmente inferiores.

Com estes procedimentos conseguiu centenas de milhares euros, sustentou o Ministério Público.

"Limitado pela exigência legal que impede a adjudicação por ajuste direto de obras de valor superior a 150 mil euros, instruía os empreiteiros com quem se conluiava para constituírem novas empresas para permitir a contratação e contornar aquela imposição legal", lê-se ainda.

Após uma busca realizada à sua casa e a um cofre instalado num banco, as autoridades encontraram mais de 500 mil euros em dinheiro, dezenas de relógios de elevado valor e objetos em ouro.

No início do julgamento, em maio, o arguido confessou os factos, revelando a existência de um "esquema generalizado de corrupção na adjudicação de obras" na ARS-Norte.

O suspeito confessou que recebia o dinheiro em envelopes, após o fim das obras.

No âmbito deste processo, o Ministério Público (MP) acusou outro arguido de um crime de corrupção ativa.

A leitura da decisão judicial está marcada para as 14:00 no Juízo 3 do Tribunal de São João Novo, no Porto.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.