Ministro anuncia nova lei orgânica para Proteção Civil

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou hoje uma nova lei orgânica para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que tem de estar concluída até março.

Eduardo Cabrita avançou que o novo presidente da ANPC, tenente-general Mourato Nunes, tem o desafio de adotar, até março, "um novo modelo para" a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Uma nova lei orgânica que lhe dê estabilidade funcional e que dê estabilidade àqueles que trabalham na ANPC, que defina o seu papel neste novo modelo de intervenção no combate aos fogos florestais", disse o ministro, na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da ANPC, que decorreu no Ministério da Administração Interna.

"É necessária uma nova orgânica para esta nova missão da ANPC. Para esta orgânica, para este novo desafio, precisamos de uma liderança adequada", sustentou, sublinhando que o antigo comandante-geral da GNR tem o perfil adequado para esta missão.

O antigo comandante-geral da GNR Mourato Nunes assume a liderança da ANPC depois do seu antecessor ter apresentado a demissão e de a Proteção Civil ter sido criticado devido aos incêndios, que este ano provocaram mais de cem mortos e cerca de 500 mil hectares de floresta queimada.

CMP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".