Guimarães Jazz abre hoje com Nels Cline em edição que assinala cem anos de discos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 08 nov (Lusa) -- O Guimarães Jazz dá hoje início à 26.ª edição, com uma programação que celebra os cem anos do primeiro registo discográfico do género musical, e abre com Nels Cline.

Assim, o músico Nels Cline, considerado pela Rolling Stone um dos 100 maiores guitarristas de sempre, vai subir hoje à noite ao palco do grande auditório do CCVF para abrir o Guimarães Jazz deste ano, acompanhado pela Orquestra de Guimarães.

No dia seguinte, o evento celebra o centenário da primeira edição de jazz da história -- pela Original Dixieland Jass Band -- com o espetáculo "Jazz -- The Story", pela All Star Orchestra, que conta com os saxofonistas Vincent Herring e James Carter, e com o contrabaixista Kenny Davis.

A 10 de novembro atua em Guimarães o baterista Andrew Cyrille em quarteto, seguido pela banda Mostly Other People Do The Killing, em septeto pela primeira vez em Portugal.

O Guimarães Jazz vai ainda contar com as presenças de Jan Garbarek e Allison Miller, antes de terminar com o espetáculo "Real Enemies", de Darcy James Argue com a 'big band' Secret Society.

No pequeno auditório vão atuar os VEIN, a 11 de novembro, com o saxofonista Rick Margitza, e o quarteto de Jeff Lederer e Joe Fiedler, acompanhado pela vocalista Mary LaRose, no dia 18 novembro.

"Em 2017, a matriz programática do festival passa pela sinalização dos cem anos decorridos desde a gravação do primeiro registo discográfico de um género musical, até aí quase absolutamente desconhecido e ainda impreciso terminologicamente, a que se convencionou chamar 'jazz'", escreve a organização do festival.

Os organizadores acrescentam que "apesar da irrelevância do acontecimento em termos estritamente musicais, a gravação da Original Dixieland Jass Band corresponde, numa dimensão simbólica, à fundação de uma linguagem musical autónoma", que "mudaria para sempre" a história do jazz.

TDI // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Capotamento em Famalicão faz dois encarcerados

O despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 206, na freguesia de Gavião, em Famalicão, seguido de capotamento fez dois encarcerados que tiveram de ser retirados pela equipa de emergência que foi mobilizada para o acidente.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.