Legionella: Origem do foco de infeção ainda não está esclarecida

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 nov (Lusa) -- A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que ainda não está esclarecida a origem do foco de infeção com a bactéria 'Legionella pneumophila' no hospital São Francisco Xavier que já provocou dois mortos.

"É prematuro dizer qual é o ponto de infeção", disse Graça Freitas em conferência de imprensa, insistindo em que não é ainda possível identificar uma origem específica da contaminação.

A diretora-geral da Saúde disse que os 29 casos diagnosticados até agora, na sua maioria idosos, eram tanto doentes que estavam a ser assistidos no hospital como acompanhantes que estiveram na zona das urgências e terão sido infetados pela bactéria "em vários locais diferentes", inclusivamente no exterior do edifício, o que, admitiu Graça Freitas, "pode ser compatível com as torres de refrigeração (de ar condicionado)" como fonte de contaminação.

As informações iniciais sobre o surto de infeção com 'legionella' apontavam a canalização de água do hospital como origem da contaminação.

Graça Freitas disse hoje que logo que foi detetada a infeção "fez-se um tratamento de choque para interromper a contaminação".

As medidas tomadas incluíram "choque térmico, choque químico, purga nas águas e fecho das torres de refrigeração".

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge recolheu análises em 11 pontos diferentes do Hospital São Francisco Xavier e demorará cerca de duas semanas até que haja resultados fiáveis.

"Para já é prematuro falar em falhas e tem que se dar tempo aos técnicos", disse hoje Graça Freitas, adiantando que "há uma expectativa positiva" para a evolução do surto, esperando-se que não continuem a surgir novos casos.

De acordo com Graça Freitas, a data da primeira contaminação terá sido 27 de outubro.

A diretora-geral da Saúde apresentou condolências às famílias das duas vítimas mortais - um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos - e garantiu que o dispositivo de emergência "funcionou desde a primeira hora" e que a assistência aos doentes está "em pleno".

Graça Freitas referiu que a mulher estava internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o homem nos cuidados intensivos de uma unidade de saúde privada.

Das 29 pessoas infetadas com a bactéria 'legionella', 26 estão internadas, três delas nos cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier.

APN/JMR // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira. Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eurodreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta quinta-feira do Eurodreams, contudo houve dois apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

“Quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou que, “quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”, sublinhando que qualquer governo deve passar pela Concertação Social para “ouvir os outros”.