Ivo Oliveira conquista melhor resultado luso de sempre na Taça do Mundo de pista

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Pruszków, Polónia, 03 nov (Lusa) - Ivo Oliveira foi hoje o quarto classificado na corrida por pontos da etapa de Pruszkow, Polónia, da Taça do Mundo de pista, alcançando o melhor resultado de sempre de um ciclista português em provas pontuáveis para a competição.

Numa competição muito equilibrada entre os corredores que lutavam pelo pódio, Ivo Oliveira perdeu a medalha apenas no 'sprint' final, cuja pontuação é a dobrar. Nesse 'sprint', o corredor português não conseguiu ficar nos quatro primeiros, o que lhe valeu a descida à quarta posição da geral, com 19 pontos.

A corrida foi ganha pelo cazaque Nikita Panassenko, único corredor que conquistou uma volta sobre o pelotão, terminando a prova com 42 pontos.

O segundo classificado, com 27 pontos, foi o grego Christos Volikakis, e o terceiro, com 21, foi o italiano Liam Bertazzo.

O quarto posto do ciclista gaiense, que há duas semanas conquistou a medalha de prata na prova de perseguição individual do campeonato da Europa de pista, é o melhor resultado nacional de sempre em provas da Taça do Mundo, superando a sexta posição conseguida pelo próprio, na disciplina de omnium, em Apeldoorn, Holanda, em 13 de novembro de 2016.

"O Ivo teve um excelente desempenho, que mostra que a evolução na pista tem sido uma constante. Ficou muito perto do pódio", resumiu o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Rui Oliveira também esteve hoje em pista, apurando-se para a final de scratch, marcada para cerca das 20:30 de sábado.

Ivo Oliveira regressa ao velódromo polaco na tarde de domingo, enfrentando a competição na disciplina olímpica de omnium, composta por quatro provas: scratch, tempo race, eliminação e corrida por pontos.

AMG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.