Nova rua do centro histórico de Viana do Castelo 'nasce' em abril

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 dez (Lusa) - O centro histórico de Viana do Castelo vai passar a contar com uma nova rua em abril de 2014, após expropriações e obras de infraestruturação de 800 mil euros, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A futura rua Pedro Homem de Mello vai resultar numa nova via com 100 metros de extensão e 3,5 metros de largura, de sentido único, constituindo um novo acesso ao centro da cidade, a partir da ponte Eiffel.

"A perspetiva é que esteja tudo pronto em abril", disse fonte municipal.

Os trabalhos de infraestruturação da nova artéria, adjudicados pela Câmara de Viana do Castelo por 280 mil euros, já estão em curso, precisou a fonte.

A Câmara tinha já avançado com a negociação amigável para a aquisição de dois terrenos e duas habitações, além de parte de uma área ocupada pela antiga fábrica de chocolates Avianense.

Este negócio custou 520 mil euros e no primeiro semestre de 2009 fora feitas as demolições, que criaram um canal que ficou a aguardar pela sua transformação em rua.

A rua Pedro Homem de Mello conta atualmente com alguns metros de extensão mas é uma via sem saída, precisamente a aguardar por este prolongamento.

A nova artéria surge nas traseiras da antiga fábrica de chocolates Avianense, que está a receber obras de reabilitação para abrir, igualmente em abril, como hotel temático dedicado ao chocolate.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Alto Minho quer garantir ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho quer lançar, na próxima semana, um ajuste direto para garantir a ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto e, vice-versa, suportada pelas câmaras das duas cidades.

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).