Aldeia de Miranda do Douro convida visitantes a fazer "Rondas das Adegas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Miranda do Douro, 06 jun (Lusa) - A freguesia de Atenor, em Miranda do Douro, propõe-se revitalizar antigas profissões e velhos costumes locais, através da denominada "Ronda das Adegas", disse hoje o presidente da junta, Moisés Pêra Esteves.

Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que esta iniciativa, agendada para sexta-feira, sábado e domingo, é uma forma encontrada pela junta de freguesia para tentar dar vitalidade a uma aldeia cheia de potencial ambiental, cultural ou estenográfico "únicos".

"As artes esquecidas como o latoeiro, o albardeiro, o oleiro, as fiadeiras deram apenas alguns das profissões do passado que serão mostardas às novas gerações e ao público vindo do litoral, que nunca teve contacto com está realidade", disse Moisés Pêra Esteves.

O presidente da Freguesia acrescentou que os participantes poderão participar em atividades como o fabrico do queijo, transformação de lã, cozer o pão e até fazer barras de sabão à moda antiga.

"Paralelamente, estará patente nas antigas adegas da aldeia uma montra de produtos regionais, desde os enchidos, compotas, pão caseiro, licores e vinho", acrescentou o autarca.

A iniciativa servirá ainda para "dar a conhecer" às pessoas do litoral que se instalaram na aldeia nos últimos anos um pouco das tradições e formas de vida do interior.

"Nos últimos dois anos, tem-se verificado uma grande procura de casas para recuperar, por parte de pessoas vindas do litoral que se querem instalar na aldeia", sublinhou Moisés Pêra Fernandes.

A organização do evento está a cargo de associações locais e inclui arraiais populares, música tradicional, peças de teatro, passeios de burro ou jogos tradicionais.

"O objetivo da atividade é o de explorar o potencial turístico da freguesia de Atenor, valorizar os costumes e tradições da região e preservar o património natural e cultural", frisou.

Antigas profissões e velhos costumes atraíram visitantes no sábado à pequena aldeia de Atenor, no concelho Miranda do Douro, numa freguesia que tem contrariado a desertificação, com a população a subir nos últimos dois anos.

As arruadas, ao som das tradicionais gaitas de fole, levam algumas centenas de visitantes a degustarem e apreciavam os produtos acabados de confecionar nos seus próprios lugares de origem.

Perante o cenário, o presidente da Freguesia de Atenor, Moisés Pêra Fernandes, acrescentou que no futuro a ideia passa por transformar a aldeia num "museu vivo".

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.