População de Santa Maria, nos Açores, espera furacão Ophelia com tranquilidade

| País
Porto Canal com Lusa

Vila do Porto, Açores, 14 out (Lusa) -- A população da ilha de Santa Maria, nos Açores, aguarda a passagem do furacão Ophelia com tranquilidade, por estar habituada a fenómenos do género, mas não deixou de se precaver tomando medidas de autoproteção como é normal nestas ocasiões.

"A população está tranquila e calma, mas consciente da situação e tomou medidas de autoproteção. Esta não é uma situação nova, porque há anos já tivemos a passagem de outro furacão, o Gordon (em agosto de 2012)", disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Roberto Furtado, em declarações à agência Lusa.

O furacão Ophelia, que se deverá manter na categoria 2 durante o dia de hoje, poderá provocar rajadas de vento até 130 quilómetros/hora naquela ilha do grupo oriental do arquipélago, segundo anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O vice-presidente da autarquia de Vila do Porto disse que "ao longo da semana o Serviço Municipal de Proteção Civil esteve a acompanhar o evoluir da situação" e lançou vários alertas à população na sua página da internet, através da rede social Facebook e ainda pela rádio local.

"A população tem conhecimento das medidas de autoproteção. Vê-se claramente que as pessoas apesar de tranquilas estiveram a acautelar os seus bens nas moradias", sublinhou o vice-presidente do município.

Além dos particulares, também "os empreiteiros com obras na ilha tomaram ações preventivas, enquanto os pescadores tomaram medidas preventivas, reforçando a amarração dos barcos e retiraram algumas embarcações para terra", explicou.

Roberto Furtado adiantou ainda que a comissão municipal de proteção civil vai analisar a informação meteorológica e a possibilidade de ativar o plano municipal de emergência a partir das 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa), "colocando assim os meios locais em estado de prontidão".

O comandante dos Bombeiros de Vila do Porto, Roberto Leonardo, adiantou à Lusa que "vai haver um reforço de meios a partir das 17:30 locais" (18:30 em Lisboa), acrescentando que serão chamados para o quartel todos os elementos que compõem a corporação.

"O furacão Ophelia às 09:00 [locais, mais uma hora em Lisboa] era um furacão de categoria 2, encontrava-se a cerca de 430 quilómetros ainda a sudoeste da ilha de Santa Maria, deslocava-se para nordeste e prevê-se que por volta das 18:00 se encontre a cerca de 180 quilómetros a sul da a ilha de Santa Maria", disse o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

O vento "poderá atingir rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora na ilha de Santa Maria e até 100 quilómetros por hora em São Miguel" e a aproximação do furacão e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vários avisos meteorológicos.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18:00 e as 24:00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12:00 e por um amarelo até esta hora.

Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.

No grupo central, Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12:00 e as 18:00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

APE (SR)// JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.