Meio milhar de funcionários dos Açores de prevenção devido a furacão

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 out (Lusa) -- Cerca de meio milhar de funcionários da administração regional dos Açores estão de prevenção devido à aproximação do furacão Ophelia, anunciou hoje o presidente do Governo da região, Vasco Cordeiro.

"Neste momento, andam à volta dos 500 homens da administração regional dos diversos serviços que estão de prevenção" nas sete ilhas dos grupos central e oriental, afirmou Vasco Cordeiro, que visitou esta noite a base de comando avançado do Serviço Regional de Proteção Civil, instalada no quartel dos bombeiros de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro fez-se acompanhar pelos secretários regionais da Saúde, Rui Luís, que tutela a Proteção Civil, e dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, destacando que o arquipélago vai estar sujeito a "duas situações distintas que se conjugam, uma frente que conduzirá a uma maior intensidade de precipitação, e o furacão Ophelia que, sobretudo ao nível do vento, também inspira algumas preocupações".

Segundo o chefe do executivo açoriano, "numa fase inicial foi colocado de prevenção um conjunto de serviços da administração regional no grupo oriental", ilhas de Santa Maria e São Miguel, e foi posteriormente "alargado esse estado de prevenção ao grupo central", Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, "sobretudo por razões que têm a ver com a elevada precipitação que se prevê a partir do meio-dia" de hoje nestes dois grupos.

Vasco Cordeiro adiantou que os serviços que "estão de prevenção envolvem diversos departamentos" do Governo Regional, das obras públicas à saúde, do ambiente à agricultura, das pescas aos portos.

"Traduzem-se, do ponto de vista prático, num conjunto de precauções e também na relocalização de equipamento, sobretudo em algumas zonas críticas da ilha de São Miguel, para qualquer eventualidade", explicou, adiantando que vão ser encerradas algumas estradas nesta ilha, a maior do arquipélago dos Açores.

Segundo o governante, trata-se de "preparar para o pior, esperando o melhor", e salientou que "a prevenção mais eficaz, além daquela que envolve a administração pública regional e local, os serviços municipais de Proteção Civil, os bombeiros", é a que cada um pode fazer, "seguindo as orientações que as entidades competentes emitem".

O centro do furacão Ophelia deverá estar às 18:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1 (a mais baixa), anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou, entretanto, as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso vermelho devido à possibilidade de chuva forte.

SR // MP

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.