GNR vai fiscalizar limpeza de terrenos na Batalha

| País
Porto Canal / Agências

Batalha, 23 dez (Lusa) - Militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR vão fiscalizar espaços rurais no concelho da Batalha para sensibilizar os proprietários para a aplicação de medidas de defesa da floresta contra incêndios, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Batalha afirma que a iniciativa, "de grande envergadura e pioneira a nível nacional", vai decorrer no início de 2014 e pretende levar os proprietários a proceder à limpeza de uma faixa de 50 metros em redor das habitações, "reduzindo a densidade arbórea e a vegetação existente", de acordo com a lei.

As ações, segundo a autarquia, vão mobilizar militares do GIPS da base de Alcaria, Porto de Mós, também na identificação de outras infrações como o abandono de resíduos perigosos, pneus, veículos em fim de vida ou a falta de resguardo em poços.

Na nota enviada à agência Lusa, Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, sustenta a importância da iniciativa para o cumprimento da legislação em vigor, "atendendo ao facto de se estar a falar de matérias de grande sensibilidade para o ambiente e para a proteção das pessoas e dos bens".

Os militares da GNR vão ainda fiscalizar terrenos e espaços florestais que apresentem sinais de contaminação pelo nemátodo da madeira do pinheiro.

"Dado que em algumas zonas do concelho foram detetadas já contaminações com o nemátodo, ainda que em situação controlada, o município da Batalha vai realizar nas juntas de freguesia diversas ações de sensibilização com o intuito de facultar esclarecimentos e informações sobre quais os procedimentos a adotar em caso de contaminação dos pinheiros pela praga do nemátodo", refere a autarquia.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.