Freitas do Amaral diz que Portugal vive pior crise mas afasta eleições antecipadas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O fundador do CDS Diogo Freitas do Amaral considerou hoje que Portugal vive a situação mais grave de sempre mas defendeu que só devem ser convocadas eleições depois de constituído o novo Governo alemão.

Em entrevista à Antena 1, Freitas do Amaral disse que a atual situação no país só em comparável com a crise de 1383/85, que Aljubarrota resolveu, e com o domínio dos Filipes de Espanha, já que "está em causa a independência nacional".

Ainda assim, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo chefiado pelo socialista José Sócrates defendeu que o Presidente da República não pode correr o risco de promover eleições antecipadas sem ter garantias de uma solução melhor.

"Eu esperava até às eleições alemãs, não vale a pena antes porque o novo Governo teria de cumprir o que está. Porque a verdade é esta: ou a política alemã muda por efeito das eleições ou teremos de ser nós a impor que mude", disse.

Para Freitas do Amaral, é preciso que a política alemã mude, porque está a dar cabo da Europa.

Uma outra situação que deve levar à convocação de eleições antecipadas é a necessidade de pedir um segundo resgate.

Caso se tenha de pedir um segundo resgate internacional, as eleições serão inevitáveis e devem ser exigidas quer pelo Presidente da República quer pelo "mais humilde cidadão", disse.

Na entrevista à rádio, Freitas do Amaral criticou o Governo, alegando que os resultados têm sido terríveis e considerou que "o pecado original" foi Paulo Portas ter sido relegado para número 3 do executivo e não haver ninguém a fazer diplomacia europeia.

Apesar das críticas, o fundador do CDS não acredita que o atual líder do partido esteja a negociar uma coligação com o Partido Socialista e disse que isso seria uma deslealdade terrível" para com a coligação.

Freitas do Amaral criticou ainda a ida do primeiro-ministro a Belém , na sequência do chumbo de várias medidas do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional.

A ida de Passos Coelho e Vítor Gaspar a Belém para reunir com Cavaco Silva "foi patética", argumentou Freitas do Amaral, referindo que a imagem que passou é que ou Cavaco Silva dava a mão ao Governo ou este já não tinha condições para continuar.

"O Governo tem explicado tão mal [as situações] e ninguém sabe como se sai daqui, porque o caminho que o Governo está a seguir só agrava a crise e o PS também ainda não apresentou alternativa viável", disse.

Embora não considere o líder do PS como uma alternativa ao atual primeiro-ministro, Freitas do Amaral elogiou António José Seguro por ter promovido reuniões com os restantes países para debater soluções para a crise e o desemprego.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.