Madeira em risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 set (Lusa) -- A ilha da Madeira apresenta hoje um risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o continente está com níveis 'elevados' e 'moderados', segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, todas as regiões do continente estão com risco 'elevado', com exceção de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, que estão com níveis 'moderados'.

Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, está com risco 'baixo'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco 'moderado' são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul e extremo oeste da ilha, vento fraco a moderado do quadrante leste e pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre 20 e 26 graus Celsius.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva passando a aguaceiros e vento bonançoso a moderado.

Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e Angra do Heroísmo (ilha Terceira), as temperaturas vão oscilar entre 20 e 25 graus Celsius e em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 18 e 26.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e descida da máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e descida da máxima.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre os 09 (em Bragança) e os 18 graus (Faro) e as máximas entre 21 (Braga, Porto e Guarda) e 29 (Faro, Évora, Beja, Castelo Branco e Santarém).

DD // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).