Caloiros da Universidade da Beira Interior plantam árvores na Serra da Estrela

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 18 set (Lusa) - A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou hoje que vai promover uma ação de reflorestação numa das encostas da Serra da Estrela, iniciativa para a qual os novos alunos da instituição serão convidados a plantar uma árvore.

"Trata-se de uma campanha de reflorestação da encosta junto à cidade da Covilhã, no âmbito da qual serão plantadas cerca de mil árvores, uma por cada estudante que inicia este ano um dos cursos de licenciatura e/ou mestrado integrado", refere a nota de imprensa hoje divulgada por esta instituição de ensino superior, sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Com a denominação "Reflorestação, 1 novo aluno = 1 árvore", a ação permitirá plantar mais de mil árvores e, mediante o aconselhamento de um engenheiro florestal, foram escolhidas azinheiras, sobreiros e carvalhos.

Segundo a nota, a atividade vai abranger uma zona fustigada por um dos muitos incêndios que têm atingido o concelho nos últimos anos, permitindo assim a sua recuperação com a ajuda dos estudantes que estão a chegar à cidade.

"Desta forma, a UBI pretende que os seus novos alunos contribuam para o restabelecimento de uma zona ardida, ao mesmo tempo que dão um contributo para a melhoria das condições sociais, paisagísticas e ambientais da comunidade onde se vão integrar nos próximos anos", refere a nota.

A iniciativa também permitirá aos estudantes conhecer outras zonas da cidade, mais afastadas das faculdades onde terão aulas, e deverá ainda "contribuir para a receção responsável dos novos alunos, através da interação com os estudantes mais velhos.

A ação decorre durante uma semana, entre os dias 25 e 29, e é uma das atividades que pretendem incentivar práticas responsáveis na integração dos estudantes.

Além da reflorestação, a UBI já anunciou que vai promover a segunda edição do concurso "Integro", que atribuirá prémios aos núcleos de estudantes que criem ações destinadas aos novos alunos dentro de parâmetros do bom acolhimento e desenvolvimento da criatividade, bem como da sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.