Ovar anuncia para 2015 orçamento participativo envolvendo maiores de 16 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 18 dez (lusa) - A Câmara de Ovar aprovou para 2014 um plano de ação de 28,363 milhões de euros, menos 19% que em 2013, mas aumentou 34% o apoio às juntas e quer orçamentos participativos envolvendo cidadãos com mais de 16 anos.

O regulamento que define as regras desse processo partilhado com a comunidade deverá ser aprovado na assembleia municipal da próxima sexta-feira e reflete o que o presidente da autarquia considera uma medida "pioneira no distrito de Aveiro".

Salvador Malheiro admite que o orçamento já definido para 2014 é "contido", mas realça que a redução de 19% no plano de ação global da autarquia se deve apenas ao facto de esse não incluir, "como era habitual, montantes significativos relativos a vendas de terrenos municipais que repetidamente não se concretizavam".

A prioridade foi, por isso, o reforço das competências das freguesias, pelas quais será em 2014 distribuído um total de 1,3 milhões de euros.

Ao longo do ano também há a possibilidade de algum reforço financeiro graças à injeção de fundos comunitários nos cofres da autarquia, mas, para Salvador Malheiro, é precisamente a menor disponibilidade de verbas que justifica a aposta em orçamentos com opções que tenham sido propostas e votadas pelos próprios habitantes do concelho.

"Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal para aprofundar a participação democrática e a ligação dos cidadãos à causa pública, sem prejuízo dos contributos que sempre foram dados pelos partidos políticos, pelos órgãos das freguesias e através da recolha sistemática de sugestões dos munícipes", declarou hoje à Lusa o autarca de Ovar.

Para implementação do sistema subjacente ao orçamento participativo estão já previstas várias sessões de esclarecimento e votação em diversos locais do concelho, mediante um regulamento cujo artigo 13.º define que "o processo é aberto à participação de todos os cidadãos com mais de 16 anos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no município de Ovar".

"Queremos promover e apoiar projetos que desenvolvam a criatividade, o talento, a iniciativa, a inovação e a autonomia dos mais jovens", realça o presidente da Câmara. "Basicamente, queremos apostar nos jovens e nas características que lhes são inatas".

A implementação do orçamento participativo já foi aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade de PSD e PS. O valor a disponibilizar para as opções que venham a ser votadas pela comunidade deverá ser definido em meados de 2014.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.