Jerónimo teme "abstenção futebolística", mas confia na participação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 set (Lusa) - O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU) reconheceu hoje preocupação com os jogos de futebol da I Liga, nomeadamente o clássico Sporting-FC Porto, no dia das eleições autárquicas, mas disse manter confiança na participação e resultado positivo.

"Seria desejável que não houvesse essa sobreposição, esses jogos, num dia tão importante em que são as eleições para as autarquias. De qualquer forma, é preciso confiar nos portugueses, nos eleitores. Estamos convictos que, independentemente do futebol, sua importância e atração, no dia 01 de outubro os portugueses vão mesmo votar", disse Jerónimo de Sousa, numa "mini-arruada", na Parede, Cascais.

No mesmo domingo das eleições autárquicas (01 de outubro) disputam-se os encontros da oitava jornada do principal campeonato luso: Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00), Sporting-FC Porto (18:00), Marítimo-Benfica (20:15) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

"Para além desse jogo [clássico entre "leões" e "dragões"], há o Marítimo-Benfica e outros, o que acabará por fragilizar a possibilidade de participação de alguns portugueses, mas não façamos disto um caso. Apelemos às pessoas que, mantendo o seu gosto pelo futebol, não se esqueçam do gosto pela democracia", insistiu o secretário-geral do PCP.

Sobre uma possível "goleada" de alguma força política ou do fenómeno da abstenção, Jerónimo de Sousa mostrou confiança na coligação que junta comunistas, "Os Verdes", Associação Intervenção Democrática e cidadãos independentes.

"Goleada não digo, mas estamos convictos de que podemos crescer e avançar, com um bom resultado eleitoral", assegurou.

HPG // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.