Hospital de Viana do Castelo com centro para investigação clínica científica

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 17 dez (Lusa) - O hospital de Viana do Castelo passou hoje a contar com um Centro de Ensaios Clínicos (CEC) para assegurar o "desenvolvimento e dinamização" de investigação clínica pelos profissionais de saúde da região.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), responsável pela gestão de todos os centros de saúde e hospitais do distrito de Viana do Castelo, esclarece que este centro surgiu da parceria entre a instituição e a Blueclinical, sendo coordenado por dois médicos daquela unidade.

Instalado no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o centro dispõe de um gabinete com profissionais especializados em investigação clínica e prestará "apoio qualificado" a todos os colaboradores da ULSAM que conduzam projetos de investigação clínica na instituição.

"Permitirá a esses colaboradores minimizar o gasto de tempo com os processos burocráticos relativos à investigação", explica a administração.

No mesmo comunicado, a ULSAM sublinha a "elevada importância estratégica" atribuída à investigação clínica, pelo facto de "poder contribuir para a melhoria da saúde das populações e do desempenho das unidades de saúde no domínio educacional e científico".

"Assim, com esta medida, que não representa qualquer esforço financeiro para a instituição, a administração da ULSAM pretende oferecer a todos os seus colaboradores condições adequadas e favoráveis à realização de investigação clínica diferenciada, que seja reconhecida, a nível nacional e internacional, como investigação de excelência", lê-se ainda.

Esta parceria permite a integração desta nova unidade de Viana do Castelo na rede de centros de ensaio da Blueclinical, desenvolvida "a coberto de um sistema de gestão de qualidade para a investigação clínica" e com "massa crítica suficiente para se poder apresentar também a nível internacional".

Constituída por dois hospitais, 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, a ULSAM serve uma população residente superior a 244 mil pessoas e contava, no final de 2012, com 2.565 colaboradores, entre os quais 550 médicos e 850 enfermeiros.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.