Municípios da região de Aveiro reparam rombos do Vouga se Governo lhes der gestão da Ria

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 17 dez (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está disposta a reparar os rombos nas margens do rio Vouga, se o Governo lhe entregar a gestão da ria de Aveiro, anunciou hoje o Conselho Intermunicipal, presidido por Ribau Esteves.

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro transmitiu ao Governo a disponibilidade para assumir a gestão integrada da Ria de Aveiro, agregando as intervenções do Polis Litoral e do Baixo Vouga Lagunar, anunciou hoje a Comunidade, numa nota de imprensa.

A CIRA manifesta "a disponibilidade para assumir as competências e os meios necessários para a gestão da Ria de Aveiro, por contratualização com o Governo, nos termos da Lei da Água, assumindo a gestão do Polis Litoral Ria de Aveiro, e iniciando um renovado ciclo de dinamização e investimento na Ria".

Essa disponibilidade inclui a execução das intervenções de reparação dos rombos no rio Vouga, desde que o Governo se disponha a contratualizar "uma política integrada de gestão da ria de Aveiro, agregando a gestão das intervenções realizadas pelo Polis Litoral Ria de Aveiro e a gestão do Baixo Vouga Lagunar, com disponibilização de Fundos Comunitários e fontes de financiamento, que permitam assegurar o cumprimento das competências assumidas".

A posição do Conselho Intermunicipal surge "com o objetivo de solucionar uma potencial grave situação, decorrente dos rombos existentes no Rio Vouga", e após tomar conhecimento "da incapacidade da Agência Portuguesa do Ambiente em assumir a realização das duas intervenções de reparação, cujo montante de investimento ascende a aproximadamente 220 mil euros".

Em causa está a reparação de dois rombos nas margens do rio Vouga, um do lado de Aveiro, em Eixo, e outro do lado de Albergaria-a-Velha, que põem em risco milhares de hectares de solos agrícolas, no Baixo Vouga.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro incluiu nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014 a procura de financiamento "para importantes obras de valorização e qualificação do território, bem como de capacitação institucional para a gestão desse mesmo território, merecendo especial destaque as matérias respeitantes à Ria de Aveiro e ao Baixo Vouga Lagunar".

Segundo o documento, esse trabalho "será desenvolvido em equipa com os municípios associados e com as entidades parceiras relevantes para a concretização dos objetivos definidos, destacando-se de entre elas, as gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro integra os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.