Manuel Pizarro (PS) preside à empresa municipal que gere bairros do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 dez (Lusa) -- O vereador da Habitação da Câmara do Porto, o socialista Manuel Pizarro, é o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Domus Social, que gere dos bairros sociais, revela hoje a página da autarquia na Internet.

No cargo de vice-presidente da empresa responsável pela administração do parque habitacional do município mantém-se Barbosa Pinto, ao passo que o lugar de vogal ocupado por Filipa Melo transita agora para Manuela Álvares, acrescenta a Câmara do Porto no seu 'site'.

Todas as empresas municipais e fundações da Câmara do Porto viram já formalizada a nova composição dos seus órgãos sociais, com exceção da Águas do Porto, cuja presidência foi "delegada até 31 de dezembro" pelo presidente da autarquia no vereador do Ambiente, Filipe Araújo, revelou à Lusa fonte municipal.

João Pedro Matos Fernandes, ex-presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), é indicado como o novo presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto, devendo assumir funções a partir do início de 2014, revela a edição de hoje do Jornal de Notícias.

O engenheiro civil, que renunciou em 2012 à presidência da APDL, sucede a Poças Martins na liderança daquela empresa municipal portuense.

Nas alterações feitas às administrações, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, passa a liderar o Conselho de Administração da empresa municipal Porto Lazer e o Conselho Diretivo da Fundação Porto Social.

A "Porto Lazer", responsável pela animação cultural e pelas atividades lúdicas e recreativas, físicas e desportivas da cidade, tem a partir de agora como administradores executivos Hugo Neto e Luís Alves, adiantava na segunda-feira a página da autarquia na Internet.

Quanto à "Porto Social", a única fundação do Porto que se mantém depois da extinção da Fundação Ciência e Desenvolvimento por determinação do ministério das Finanças, a vice-presidência do Conselho Diretivo é ocupada por Carlos Mota Cardoso, responsável pelo programa Porto Feliz, dedicado aos arrumadores da cidade, no início do mandato do anterior presidente da autarquia, Rui Rio.

Raquel Castello-Branco ocupa o cargo de administradora executiva da Fundação que no anterior mandato era da responsabilidade da vereadora da Coesão Social, Guilhermina Rego (atual vice-presidente da Câmara do Porto).

Relativamente à empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP) do Porto, a página da Internet da autarquia indica também a nova composição do respetivo conselho de administração: a presidente é a vereadora da Mobilidade, Cristina Pimentel, eleita pelas listas do independente Rui Moreira.

O vereador do Urbanismo, o socialista Manuel Correia Fernandes, é o novo vogal da GOP, ao passo que Cátia Meirinhos ocupa o lugar de vogal não executivo, acrescenta o município no seu site.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.