Parque de S. Paio, Vila Nova de Gaia, pronto na primavera do próximo ano

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 18 ago (Lusa) - O Parque de S. Paio, concelho de Vila Nova de Gaia, deverá estar pronto na primavera de 2018, indicou hoje o presidente da câmara, que leva segunda-feira a reunião camarária o lançamento de um concurso para obra neste espaço.

Em causa está um espaço localizado em Canidelo, um parque gratuito de acesso não condicionado que foi pensado por Sidónio Pardal, o mesmo arquiteto que concebeu o Parque da Cidade do Porto.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues o Parque de S. Paio é "neste momento o maior parque urbano que está a ser construído na Área Metropolitana do Porto", obrigando a um investimento total mas faseado que ronda 1,2 milhões de euros.

Na próxima segunda-feira a vereação de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, discute o lançamento de concurso público para a segunda fase, estando em causa uma empreitada a rondar os 400 mil euros.

A primeira fase do projeto, já concluída, prendeu-se com a limpeza, construção dos muros de suporte e nivelamento dos solos. Já a segunda contempla os muros de limitação, a arborização e a construção dos caminhos. Para um terceiro momento fica a criação do bar e zona de esplanada, uma instalação "amovível e integrada" feita em madeira.

"O arquiteto Sidónio Pardal é favorável à criação do parque com a tese de que ele se faz por etapas. A natureza também vai construir o parque, não se trata apenas de uma obra. Questionei-o sobre quando estaria pronto e ele disse-me: 'daqui a uns 30 anos. O parque da cidade do Porto ainda não está pronto'", contou à agência Lusa Eduardo Vítor Rodrigues, que no entanto, dando a sua perspetiva de autarca, apontou a primavera do próximo ano como data de inauguração.

Na próxima reunião de Câmara também será discutido o concurso público para a requalificação da Escola EB 2-3 de Costa Matos, que conta com fundos comunitários, à semelhança das empreitadas nas escolas Básica Sophia de Mello Breyner e Básica de Valadares, que já foram alvo de procedimentos anteriormente.

"São pontos muito importantes porque era o compromisso que tinha com os agrupamentos e com isto fechamos as candidaturas. Seguir-se-á a escola dos Carvalhos com financiamento exclusivamente municipal", descreveu Eduardo Vítor Rodrigues.

A requalificação da EB 2-3 dos Carvalhos deverá custar cerca de 1,5 milhões de euros e o lançamento do concurso será feito até ao final do ano/início do próximo.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.