Governo decreta dia de luto nacional na sexta-feira pelas vítimas da queda de árvore na Madeira

Governo decreta dia de luto nacional na sexta-feira pelas vítimas da queda de árvore na Madeira
| País
Porto Canal com Lusa

O Governo decretou dia de luto nacional na sexta-feira "pela perda irreparável de vidas humanas" na queda de uma árvore no Largo da Fonte, nas festividades de Nossa Senhora do Monte, na Madeira.

"O Luto Nacional coincide com as cerimónias fúnebres das vítimas do acidente como forma de pesar e solidariedade de todo o país", é referido num comunicado do Governo divulgado esta quinta-feira.

Na nota, pode ler-se que "o Governo decretou hoje um dia de Luto Nacional para o dia 18 de Agosto, pela perda irreparável de vidas humanas no acidente provocado pela queda de uma árvore na Região Autónoma da Madeira".

Um carvalho de grande porte e com 200 anos abateu terça-feira, Dia da Assunção de Nossa Senhora, também conhecido por Dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Região Autónoma da Madeira, no Largo da Fonte, no Monte, sobre várias pessoas que aguardavam pela passagem da procissão, causando 13 mortos e 49 feridos, sete dos quais estão hospitalizados.

Oito das vítimas mortais são do sexo feminino e cinco do masculino, sendo uma criança de 1 ano e as restantes com idades entre os 28 e 59 anos. Uma mulher francesa e outra húngara figuram entre os mortos.

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.