Fogo ameaça aldeias de Aboboreira, Casalinho e Serra, em Mação

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 16 ago (Lusa) - As aldeias de Aboboreira, Serra e Casalinho, no concelho de Mação, estão ameaçadas pelo fogo que lavra esta noite "descontrolado e com muita intensidade" naquele concelho do distrito de Santarém, sendo proveniente de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

"A situação é muito complicada, as chamas passaram as aldeias de Cerro do Outeiro e Louriceira cerca das 22:00 e estão a ameaçar agora as aldeias de Aboboreira, Serra e Casalinho" disse à agência Lusa, cerca das 00:50, o presidente da Câmara de Mação, tendo acrescentado que o incêndio está "a progredir com grande violência para aquelas localidades e para a estrada de Chão de Codes - Sardoal", apresentando "várias frentes e muitas projeções".

Vasco Estrela disse ainda que os serviços municipais estão, a esta hora, (cerca das 00:50) a "concentrar idosos e acamados em Aboboreira e Casalinho para os transferir para a Santa Casa da Misericórdia" de Mação.

"Temos aqui poucos meios, o fogo é muito grande e, ao que nos dizem, deriva de um novo incêndio que está descontrolado e que deflagrou ao final da tarde de hoje [terça-feira] em Vila de Rei, e que, por sua vez, tem por detrás dele um outro incêndio, que principiou no domingo, ao final da tarde, no mesmo concelho", disse o autarca de Mação, que viu cerca de 18 mil hectares do território que gere serem consumidos pelas chamas nos últimos dias de julho.

"Este incêndio está a lavrar com muita intensidade no concelho de Mação, tem muitas projeções, precisamente para as zonas que não arderam há umas semanas atrás e que são uma parte substancial do que nos resta, e espero que tenhamos reforços pela manhã", observou Vasco Estrela, referindo-se às freguesias de Amêndoa e União de Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso.

Segundo a página da Proteção Civil, cerca da 01:00, o sinistro de Mação, na localidade de Aboboreira, foi registado às 00:01, e tem 5 operacionais no terreno, apoiados por uma viatura.

MYF // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams sem totalistas, mas há prémios a caminho de Portugal 

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo um total de 12 apostadores em Portugal, conseguiram o terceiro prémio, no valor de 171,96 euros.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.