GNR deteve homem em Vila Nova de Foz Côa por posse de droga e de armas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 13 dez (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção de um homem por posse de droga e de armas, que em 2004 esteve envolvido no homicídio de dois militares em Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, o suspeito, de 33 anos, foi detido na quinta-feira, na localidade de Freixo de Numão, por elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pinhel, por crimes de posse de droga e de armas, após a realização de uma busca domiciliária no âmbito de um inquérito "de vários crimes de ameaça".

Durante a ação, a GNR aprendeu um aerossol de defesa, uma faca de abertura automática, quatro cartuchos de chumbo calibre 12, quatro munições de calibre 7,65 milímetros (mm), uma munição de 6,35 mm, 1,9 gramas de haxixe e 4,5 gramas de canabis sativa.

O suspeito foi detido e constituído arguido, ficando a aguardar o desenrolar do processo de investigação sujeito a termo de identidade e residência.

Segundo a fonte, o suspeito que criava "um sentimento de insegurança" junto dos habitantes de Freixo de Numão "por ameaças constantes a várias pessoas", já tem antecedentes criminais e esteve na origem das desavenças que em 06 setembro de 2004 culminaram com o homicídio de dois militares da GNR do posto local.

Na altura, a GNR deteve o suspeito e o pai, que foram arguidos no processo julgado no tribunal de Vila Nova de Foz Côa em novembro de 2005.

O tribunal condenou a 25 anos de cadeia o pai do suspeito, pelo duplo homicídio dos dois militares da GNR, e absolveu o filho, agora novamente detido, condenando-o a um ano e dois meses de prisão, em cúmulo jurídico, por posse ilegal de arma e crime de ameaças.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.