Associações, cooperativas e autoridades debatem no Porto desenvolvimento local

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 dez (Lusa) -- Mais de 20 associações e cooperativas vão debater com as autoridades, este sábado, no Porto, a plataforma regional para a animação territorial, numa iniciativa que revelará novos projetos de desenvolvimento local de iniciativa do terceiro setor.

"A ideia é prepararmo-nos para o novo quadro comunitário de apoio, descobrir novas formas de cooperação, ouvir ideias do poder central e autárquico e pôr as pessoas a comunicar entre si, criando sinergias para 2014, o ano da economia social", explicou à agência Lusa o presidente da Cooperativa do Povo Portuense, Paulo Jorge Teixeira.

O líder da Cooperativa do Povo Portuense, em cujo auditório vai decorrer esta iniciativa da Rede ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, revela que o encontro vai reunir contributos das autarquias, institutos públicos e elementos de organizações privadas.

"São os parceiros ideais para estabelecer pontes para o trabalho em rede. Em tempos de dificuldades crescentes, é obrigação do Estado, do poder autárquico e das instituições criar mecanismos eficientes para uma verdadeira e eficaz proteção social", completou.

A ATLAS - Cooperativa Cultural, ANIMAR e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão apresentar ainda novos projetos de desenvolvimento local, nomeadamente o Telecenter Europe, Universidade Cosmos e Coop 57, cujos detalhes serão divulgados no encontro.

RBA // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).