Rui Costa não se considera favorito para a Volta a França

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 12 dez (Lusa) -- O campeão do mundo de ciclismo, o português Rui Costa (Lampre-Merida), reconheceu hoje, em entrevista ao diário desportivo espanhol Marca, que ainda não se considera favorito para vencer a Volta a França.

"Há que ser humilde e realista: nunca ganhei uma volta de três semanas e, por tanto, não posso dizer que sou favorito para o Tour. Apesar de ganhar o Mundial, ainda não o sou", explicou o português, indicando que há ciclistas mais candidatos do que ele.

Rui Costa, que ganhou a sua segunda Volta à Suíça este ano, além de duas etapas no Tour, confessou que não sabe dizer que tipo de ciclista é.

"Quando era sub-23 acontecia-me o mesmo: era capaz de estar com os melhores nas corridas de um dia, mas também ganhei a geral da Volta das Regiões. Agora, como profissional, é óbvio que há clássicas que posso ganhar, assim como voltas de uma semana, como já demonstrei", prosseguiu.

O ciclista da Póvoa de Varzim assegura que o título mundial, conquistado em Florença, não o fez perder o norte, mantendo a certeza que a sua prioridade é o seu trabalho como corredor, pelo que vai trabalhar "muito" durante o inverno.

"Os degraus têm de ser subidos um a um e nas grandes Voltas ainda tenho muito que melhorar. No entanto, acabo de cumprir os 27 anos e acredito que estou a melhorar a minha consistência a cada temporada", acrescentou.

Depois de vários anos na Movistar, Rui Costa assinou pela Lampre-Merida antes de se sagrar campeão do mundo, algo de que não se arrepende.

"Se esperas pelo Mundial e ganhas podes conseguir um contrato melhor, mas se caíres e te lesionares? Quem é que te contrataria num ano em que desaparecem a Vacansoleil, a Euskaltel, a Sojasun? Há dezenas de corredores com qualidade sem contrato para 2014", destacou.

AMG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.