Festival Mimo arranca sexta-feira para contar histórias e "reinventar Amarante"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Amarante, Porto, 18 jul (Lusa) - O festival Mimo, "que conta histórias" através da música, do cinema e da poesia, como disse hoje à Lusa a diretora-geral da iniciativa, Lu Araújo, vai regressar a Amarante, na quinta-feira, para ficar até domingo.

A segunda edição do Mimo, em Amarante, conta com 52 atividades, espalhadas pela cidade, entre música, cinema, um programa educativo, poesia e um fórum de ideias, em três dias, nos quais se destacam os concertos do pianista de jazz Herbie Hancock, do músico Rodrigo Amarante, da banda Nação Zumbi e do guitarrista Manel Cruz.

A diretora-geral do Mimo, em entrevista à agência Lusa, fez questão de sublinhar o festival enquanto "conceito" que se "reinventa perante a cultura portuguesa", que faz com as pessoas "vejam Amarante com outros olhos".

Mas também no Brasil o Mimo se diferencia, principalmente num momento económico e político como o que atravessa: "O Mimo faz a diferença num país como o Brasil neste momento; é um oásis e os patrocinadores entendem que isso é preciso", disse à Lusa a organizadora.

Lu Araújo disse que o Mimo se diferencia, no Brasil, pela programação que apresenta sem cobrar bilhetes, tal como acontece em Amarante: "Cada ano é sempre um desafio, mas continuamos firmes, com bons patrocínios e nenhuma grande perda. É importante mostrar que fazer as coisas de graça não significa fazer as coisas com menos nível."

O Mimo nasceu no Brasil em 2004, na cidade de Olinda: "Uma cidade que tinha 300 mil habitantes e 22 igrejas, mas não tinha nem um cinema ou um teatro", disse a criadora do conceito do Mimo, que viu na "falta de equipamento cultural" do Brasil uma oportunidade de "ocupar o património histórico" com atividades culturais.

A partir de 2009, o Mimo começou a crescer pelo Brasil, estando agora presente em cinco cidades brasileiras, mas Lu Araújo diz que desde cedo que era "uma meta" exportar o conceito para Portugal.

A primeira escolha de Lu Araújo foi o Porto, mas quando conheceu Amarante teve uma "relação imediata de simpatia" pela cidade: "É uma cidade com um charme incrível, medieval, mas também barroca, e com um museu muito bem equipado", afirmou, referindo-se ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

A organização do Mimo estima que foram 24 mil as pessoas que passaram por Amarante, durante os três dias de festival em 2016, e este ano o festival volta a Amarante com uma programação abrangente cultural e geograficamente, com artistas de vários estilos musicais e de dez nacionalidades diferentes.

Lu Araújo afirma que a equipa organizadora tenta sempre trazer artistas a Portugal "em exclusivo": Herbie Hancock, Rodrigo Amarante, os músicos tuaregues do Mali Tinariwen e a 'cantautora' Ala.Ni são alguns dos nomes que este ano vêm a Portugal, apenas para tocar no festival Mimo.

Por ser um "festival que conta histórias", a diretora-geral do Mimo considera que, além da música, o cinema e a poesia tinham de estar presentes. Assim, o festival Mimo vai estrear em Portugal no seu ciclo de cinema o filme "Chico Science - Um Caranguejo Elétrico", de José Eduardo Miglioli, e contará com projeções de filmes como "Vinicius de Moraes - Um Rapaz de Família", de Susana Moraes.

Além do cinema, o festival voltou a organizar o seu Programa Educativo com 'workshops' e oficinas e, no Fórum de Ideias o público poderá ouvir as histórias e interpelar os artistas que atuam no festival: este ano há conversas com Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé.

O Mimo tem como promotores a Turismo do Porto e Norte de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante e conta com o patrocínio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa. A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Educativo.

AZF/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.