Bruxelas dá 'luz verde' a antecipação de pagamentos a agricultores afetados pela seca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 jul (Lusa) -- O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Bruxelas que a Comissão Europeia aceitou que os pagamentos das ajudas aos agricultores afetados pela seca sejam antecipados para 16 de outubro, no valor de 400 milhões de euros.

Bruxelas permitiu que sejam antecipados "os pagamentos dos primeiro e segundo pilares da Política Agrícola Comum a partir de 16 de outubro, permitindo assim injetar nos agricultores e nas explorações agrícolas um conjunto de apoios de cerca de 400 milhões de euros", disse o ministro, aos jornalistas.

Por outro lado, passa a ser possível que os animais pastem em zonas de interesse ecológico - áreas que são interditas ao pastoreio -- "nos casos em que existe manifesta falta de alimento para os animais, sem que os agricultores sofram qualquer penalização com esse facto", salientou Luís Capoulas Santos.

O adiantamento das verbas dá "algum alívio de tesouraria" aos agricultores em causa.

IG/ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.